Por que a rotina é importante para um bebê
A rotina de um bebê deve ser definida o quanto antes, pois isso garante que ele se desenvolva de forma tranquila e saudável – além de facilitar o dia a dia da família.
Durante as primeiras semanas de vida, os bebês dormem durante a maior parte do tempo e mamam sempre quando têm vontade. A partir do terceiro mês, o sono, a alimentação e até os hábitos intestinais começam a acontecer em horários mais regulares. É nesse momento que você pode iniciar e montar uma rotina favorável para o bebê.
Nessa fase, as crianças não têm noção de tempo, e começam a assimilar a rotina através das sequências de atividades e dos cuidados que recebem. A rotina, portanto, traz benefícios para o bebê e para as famílias, pois com horários regulares, os pequenos são beneficiados em aspectos cognitivos e emocionais. E essa evolução tende a deixá-lo mais seguro e tranquilo. Quando a rotina for estabelecida, você conseguirá identificar o motivo do choro de acordo com o horário.
Como adaptar o bebê?
A rotina é uma repetição de hábitos e não vai ser da noite para o dia que o seu filho seguirá rigorosamente os horários fixos. Por isso, o mais indicado é seguir o ritmo natural do bebê, fazendo apenas ajustes.
Determine horários para os banhos, passeios e até mesmo para as sonecas. Mas é fundamental observar o comportamento do bebê e respeitar suas necessidades. A hora de dormir é sempre um momento de luta para os pais.
Por isso, o ideal é acostumar desde bem pequeno a seguir alguns rituais de sono, como:
– Diminuir atividades e estímulos;
– Tomar banho;
– Mamar em ambiente com pouca iluminação;
– Escutar canções de ninar.
Após os primeiros meses de vida, muitas mães precisam retornar ao trabalho e, por isso, precisam deixar seus filhos em berçário.
O Colégio Santana possui berçário com profissionais qualificados para cuidar do seu bebê. O acompanhamento de um berçário é fundamental para o desenvolvimento da criança. Além de atenderem todas as necessidades do seu filho, todos os profissionais vão estimular seus sentidos e sua aprendizagem com interações e brincadeiras educativas.
Tag:bebê, berçário, creche, rotina, rotina bebê