Dicas que auxiliam a transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental marca uma passagem importante na vida das crianças. Nesse período, os alunos conhecem os novos professores e coleguinhas e, a grande maioria, precisa se adaptar à nova escola e rotina.
Já no 1º ano, as crianças começam a ter rotinas de alfabetização e a ser avaliada constantemente, portanto, a transição nem sempre é fácil. O tempo para brincadeiras é reduzido e a hora das aulas se torna mais importante.
Dicas para ajudar as crianças a passar pela fase de adaptação:
1 – Converse com a criança;
É essencial que a criança saiba sobre a mudança da escola, se for o caso, e da transição para o Ensino Fundamental. Por isso, explique a importância dessa nossa fase para ela e o quanto ela vai aprender.
2 – Divida suas experiências;
Conte suas próprias experiências para seus filhos, pois isso mostra que não é um “bicho de sete cabeças” e que as crianças são capazes de passar por essa nova fase.
3 – Não faça comparações entre as escolas;
As crianças que mudarem de escola, sentirão uma grande diferente entre elas, por isso, evite comparar as duas. Ambas foram importantes e supervalorizar a escola atual não vai fazer as crianças aceitar mais facilmente.
4 – Não fale demais;
Evite aconselhar demais sobre como se portar com os professores ou coleguinhas. É preciso que as crianças tomem atitudes com naturalidade e espontaneamente.
5 – Encoraje a superar desafios;
Se a criança demonstrar desconfortos depois do início das aulas, os pais devem acalmá-la e encorajá-la a enfrentar esse novo desafio e mostrar que é capaz de superá-los.
Gostou das dicas? Marque um amigo nos comentários!