A importância de tomar as vacinas
As vacinas são os mecanismos de defesa mais eficazes no organismo humano, contra agentes infecciosos e bacterianos. Além de ser a proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam. Elas são compostas por substâncias e microrganismos inativados ou atenuados que são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunológico quando em contato com um agente causador de doenças. Por isso, é de extrema importância vacinar os filhos desde os primeiros dias de vida.
A primeira vacina foi produzida há mais de 200 anos, contra o vírus da varíola. Com os avanços tecnológicos da medicina, existem vacinas para diversas doenças como contra gripe, hepatite, febre amarela, sarampo, tuberculose, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, meningite, poliomielite entre outros.
As vacinas são seguras e eficazes, pois elas passaram por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção e febre baixa.
Tipos de vacinas
Existem dois tipos principais:
– Vacinas do tipo atenuada, que apresentam em sua composição organismos vivos causadores de enfermidades que passam por mutação no laboratório para que fiquem fracos. Geralmente, esse tipo de vacina não precisa ser administrada em muitas doses por ter um resultado duradouro.
– Vacinas do tipo inativadas, que apresentam em sua composição partes de organismos que não estão mais vivos, como por exemplo, proteínas que são capazes de induzir a produção de anticorpos sem causar doenças. Em alguns casos específicos, podem exigir várias doses desse tipo de vacina.
A saúde não é responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, mas também da família. Mantenha o cartão de vacina atualizado e evite que doenças já erradicadas no país voltem. Não se engane com as falsas informações sobre vacinação. Esclareça suas dúvidas somente com fontes oficiais, como o Ministério da Saúde.
Conheça as verdades sobre a vacinação: